Documentários da Moda

Dois documentários interessantes que apresentam a realidade da moda atual e a esperança da moda sustentável.

“The True Cost” (2015) dirigido por Andrew Morgan, desfila os aspectos nada glamorosos da indústria da moda. O longa denuncia a exploração da mão de obra de países subdesenvolvidos pelas grandes marcas de roupa da Europa e Estados Unidos, colocando em destaque a morte de mais de mil trabalhadores no desabamento da fábrica têxtil em Bangladesh.

O sacrifício dos direitos humanos e trabalhistas revelados neste filme, a degradação do meio ambiente com o uso de produtos químicos na produção de algodão e no processo de tingimento, traz à tona um debate sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais da indústria da moda, provocando uma profunda reflexão ao expectador sobre as suas ações e sobre os custos e consequências de suas escolhas.

“Made in Forests” é o outro documentário apresentado pela atriz de cinema Michele Yeoh. Ela inicia advertindo que são necessários 10 mil litros de água para produzir apenas um quilo de algodão, suficiente para fabricar um único par de jeans. As roupas estão se tornando mais acessíveis e mais descartáveis.

A seguir, Michele expõe um tecido de fibras à base de madeira de florestas certificadas que consome 60 vezes menos água em comparação com o algodão e produz 15 vezes menos emissões de carbono do que as fibras sintéticas. Ela mostra que fontes sustentáveis já estão amplamente disponíveis e cada vez mais as marcas estão aderindo esta nova tendência.

Por fim, Michele anuncia que fez sua escolha ao comprar uma roupa que não prejudicou o meio ambiente e dirige a pergunta para o expectador: “Qual escolha você anda fazendo?”.

Deixe um comentário

Carrinho de compras